Volta às aulas no Núcleo de Apoio à Aprendizagem promove Oficina de Jogos Matemáticos
Os jogos facilitam o desenvolvimento do pensamento estratégico e do raciocínio lógico

A APAE Jundiaí celebrou o retorno das atividades escolares no Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) com a Oficina de Jogos Matemáticos, um recurso didático inovador e envolvente que visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da matemática.

De acordo com a coordenadora do NAA, Liliane Capelli, o tipo de atividade faz parte do dia a dia do núcleo. “Os jogos matemáticos não apenas ajudam os estudantes a compreenderem conceitos matemáticos de maneira lúdica e prazerosa, mas também facilitam o desenvolvimento do pensamento estratégico e do raciocínio lógico. É fundamental que eles se sintam acolhidos e motivados no ambiente de aprendizado, e essa oficina é uma excelente maneira de alcançar esse objetivo”, explica Liliane.

A Oficina de Jogos Matemáticos utiliza recursos didáticos como instrumentos no ensino da matemática, explorando jogos de estratégia que destacam a proximidade entre o pensamento estratégico e o pensamento matemático. “Os jogos são considerados um recurso didático eficaz, pois ajudam na compreensão de regras, promovem o interesse e o prazer na aprendizagem, e auxiliam na formação de hábitos e na identificação de regularidades”, reforça a coordenadora.

Liliane explicou ainda que os jogos facilitam o trabalho com símbolos e o raciocínio por analogias, promovendo uma experiência de aprendizado que vai além da simples memorização de regras e algoritmos. “A participação dos estudantes nos jogos representa uma conquista cognitiva e emocional para os estudantes, proporcionando uma forma natural e envolvente de aprender”, comemora.

A APAE Jundiaí mantém o compromisso de proporcionar um ambiente educativo inclusivo e adaptado às necessidades de todos os seus estudantes, buscando sempre estratégias que tornem o aprendizado uma atividade agradável e significativa.

Sobre o NAA

Há duas unidades do NAA em Jundiaí: uma no Complexo Argos e outra no Jardim Novo Horizonte, esta última foi inaugurada em maio de 2022, para oferecer à comunidade a descentralização do serviço, facilitando o acesso da população da região e do entorno. Em ambos, é oferecido atendimento psicopedagógico para estudantes com dificuldades de aprendizagem, uma parceria da Educação com a APAE Jundiaí. Os espaços oferecem atendimento a estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro do autista, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, nas áreas de psicopedagogia, de pedagogia, de neurologia, de assistência social e de fonoaudiologia, mais uma vez com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes da rede municipal a esses serviços.