Último dia do PAE é marcado pela emoção dos usuários e profissionais

O PAE (Programa de Atenção ao Envelhecimento), voltado para os usuários a partir de 35 anos e suas famílias, foi finalizado na APAE, depois de 5 anos de parceria com a UGADS (Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social), da Prefeitura de Jundiaí.

De acordo com Suely Angelotti, diretora executiva da APAE de Jundiaí, esse ano, a prefeitura passou a executar um serviço para pessoas com deficiência no Centro Dia da Pessoa com Deficiência. “Com o encerramento da parceria com a APAE, os 35 usuários atendidos atualmente passarão a ser atendidos neste novo serviço”, explicou, lembrando que foi promovida uma reunião com as famílias para explicar as mudanças no atendimento, no dia 22 de novembro, com representantes da UGADS, CREAS e do Centro Dia PcD.

Ao longo destes anos de atendimento, a APAE de Jundiaí atendeu os 35 usuários do programa promovendo a inclusão, habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual que permitiu o resgate de sua cidadania, integrando-a na sociedade conforme suas necessidades e habilidades. “O trabalho aumentou a autonomia dos usuários, fez com que rompessem barreiras e, ao mesmo tempo, conseguiram ampliar a participação social”, explicou Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, coordenadora de Assistência Social da APAE de Jundiaí, reforçando que além da participação, as atividades que os usuários tiveram acesso, permitiu a descoberta de novos saberes. “Eles vivenciaram experiências que desenvolveu a autoestima e a própria sustentabilidade, como cuidados pessoais: rompemos as barreiras da inclusão para fazê-los sentir-se pertencentes aos espaços públicos”, completou Adriana.

A coordenadora de Assistência Social contou que recentemente, o grupo fez um passeio de trem. “A experiência foi muito enriquecedora. O passeio fez parte de uma atividade de ampliação de possibilidades na comunidade. Lembro que uma das mães, já idosa, relatou que nunca tinha andado no trem de Jundiaí e que agora vai passar a utilizar”, contou, reforçando o impacto das atividades promovidas pelo programa.

Alguns registros do passeio de trem

 

O último dia de atendimento, promovido no dia 7 de dezembro, foi marcado pela emoção, tanto dos usuários, quanto dos profissionais que os acompanham. “Além do trabalho técnico, temos um carinho enorme por cada um deles e por suas famílias. A maior parte dos usuários frequentam a APAE desde criança e, por isso, esperamos que em breve todos estejam vinculados à nova instituição. Hoje nos despedimos deles e das competentes profissionais da equipe que, infelizmente, com o encerramento do programa, também deixam a APAE”, lamentou Adriana.