Entre os dias 11 e 15 de março foi realizado, nas dependências da APAE de Jundiaí, o Pais no Atendimento, atividade que oportuniza aos familiares vivenciar um dia de atendimento com seu filho, além do fortalecimento de vínculo, é uma oportunidade para tirar dúvidas e entender o objetivo dos atendimentos.
Neste semestre houve 80% da participação dos pais e alunos do Programa Atendimento Complementar, onde cada especialidade definiu um assunto a ser trabalhado junto às famílias e/ou cuidadores, passando pelos temas: deficiência intelectual, dificuldade de aprendizagem, transtornos do espectro autista (comunicação e expressão), linguagem e autonomia.
Para os grupos de Pedagogia e Psicopedagogia, foi realizado um momento de esclarecimento sobre a deficiência intelectual, suas principais características, sintomas e tratamento.
Para os grupos de Psicopedagogia – Limítrofes, foi um momento esclarecedor sobre o que é a dificuldade de aprendizagem, explicando que estes alunos não possuem deficiência intelectual, porém apresentam dificuldades bastante expressivas e que interferem no aprendizado. Desta forma, foram passadas orientações, como os atendimentos e a família, podem atenuar a “dificuldade”, incentivando e motivando o aluno a enfrentar este desafio.
Sabendo da grande dificuldade na comunicação e expressão dos filhos com Transtornos do Espectro Autista – TEA, o objetivo proposto foi discutir de que forma podemos melhorar a comunicação, usando expressões faciais e a importância delas para o desenvolvimento das habilidades sociais.
Em todos os grupos, obtivemos um retorno positivo, com demonstração de comprometimento para dar continuidade ao que foi proposto nos demais contextos.