Semana da Pessoa com Deficiência começa com visita de estudantes da rede municipal
Estudantes da EMEB participaram de diversas atividades no primeiro dia da Semana de Deficiências

A APAE de Jundiaí deu início à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na quarta-feira, dia 22 de agosto, com uma série de atividades voltadas para a inclusão e conscientização, começando com a visita dos estudantes da EMEB José Romeiro Pereira (GEVA) nos períodos da manhã e da tarde. As crianças participaram de uma palestra lúdica, onde a música e a interação foram os principais elementos, proporcionando um aprendizado dinâmico e envolvente.

A professora do GEVA comentou sobre a importância desta vivência para as crianças. “Esta visita permite que eles conheçam outras realidades e possam conviver e interagir com outras deficiências. Em nossa escola, temos uma cadeirante que é muito respeitada pelas crianças. Essa é uma vivência que acredito que eles vão levar para a vida inteira. Entre eles não há preconceito, só amor e empatia. Quando eles perguntam, nós explicamos que todos são iguais”, explicou, reforçando que tudo que aprenderam com a experiência será trabalhado em sala de aula. “Na escola, estamos com uma atividade chamada texto literário e eles vão relatar no diário tudo que viveram aqui hoje”, destacou, demonstrando que a atividade trará aprendizado tanto para a APAE, quanto para os estudantes municipais.

Marília Prado de Oliveira, fonoaudióloga e musicoterapeuta, comandou a palestra lúdica sobre as deficiências com música, dança e muita interação. “É muito interessante proporcionar que eles experimentem essa vivência e aprendam que as pessoas com deficiência podem fazer tudo que eles fazem, como brincar, cantar e dançar. As mensagens que eles deixaram para os nossos assistidos foram muito amorosas. Esta é uma idade muito gostosa de trabalhar e eles estão aprendendo que todos devem ser recebidos e incluídos”, comentou.

Além da palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a duas apresentações de dança sob a orientação da professora Raquel Tumolo, que explicou para as crianças sobre a importância da dança no desenvolvimento das pessoas com deficiência, reforçando que a dança é uma poderosa ferramenta de comunicação e autoconhecimento.

Após as apresentações, as crianças visitaram a Mostra de Artes organizada pelos estudantes da Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí. A exposição preparada pelos estudantes e professores da Escola da APAE retrata os passeios pelos pontos turísticos realizados nas atividades de vivências externas.

Estudantes do 3ºC amaram a experiência de visitar a APAE

 

Os estudantes do 3º ano C, Alice, Isabeli, Luísa e Marlon amaram a visita. Nenhum deles conhecia a APAE e ficaram encantados com a experiência. “A gente gostou muito e quando voltar pra casa, vamos ensinar nossos pais que somos todos iguais e podemos fazer tudo que quisermos”, gritaram eufóricos. “As crianças com deficiência ou não devem ser tratadas da mesma maneira”, reforçou Marlon.

Para o diretor escolar, Edison Marin, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é fundamental para “mostrar para a sociedade que, independentemente da deficiência, todos têm potencialidades que podem e devem ser exploradas”, comentou, Edison reforçando que a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade só acontece quando elas são capazes de mostrar as suas capacidades também. “Com a visita dos estudantes da EMEB conseguimos conscientizar as crianças: desde pequenas entenderem que não devemos excluir ninguém. A ideia é ir além do informar, estamos capacitando os alunos a espalharem a mensagem de inclusão e respeito às diferenças no seu meio”, completou.

A semana continua com outras atividades até o dia 28 de agosto que visam promover a inclusão e aumentar a conscientização sobre as capacidades e direitos das pessoas com deficiência.