As crianças participantes do projeto Arte e Movimento, promovido pela APAE e financiado pelo Conselho da Criança e do Adolescente de Jundiaí, tiveram uma experiência enriquecedora nesta segunda-feira, dia 24 de junho, ao participarem de um passeio cultural pelo Complexo Fepasa. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Ferroviário, o Espaço Expressa, a Fatec-SP e o Poupatempo e a Sala Jundiaí, onde se apresentarão, num ensaio aberto, em julho.
De acordo com Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, coordenadora de Assistência Social, da APAE de Jundiaí, que acompanhou a visita, com o professor de dança André Martins Farias e a auxiliar Lucimara, essa atividade faz parte do esforço contínuo de promoção da inclusão social e cultural, oferecendo às crianças a chance de explorar e conhecer os diversos espaços artísticos e culturais da cidade. “Pelo projeto, já visitamos o Sesc e a Sala Glória Rocha. Hoje, no Complexo Fepasa, as crianças e seus pais receberam o passaporte cultural especial. Cada visita a um dos locais referenciados foi marcada com um carimbo, registando a experiência”, contou.
Um presente de aniversário – O passeio foi um presente de aniversário para o Christopher Noah de Lima Gabriel. A mamãe Carina Cristiane de Lima o acompanhou no passeio. “Sempre que posso acompanho os passeios para incentivá-lo e apoiá-lo”, contou, reforçando que desde que entrou na APAE, além da dança, ele também passa com psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. Percebi que nestes últimos meses ele tá mais focado. As terapias têm ajudado no seu desenvolvimento. Ele é uma criança muito agitada, ele tem muita energia, as terapias e a dança ajudam a canalizar essa energia toda”, completou.
O passaporte vai incentivar as crianças e suas famílias a visitarem todos os endereços históricos de Jundiaí. “Ao completarem o passaporte com carimbos de todos os locais visitados, eles receberão um certificado de ‘Guardiões do Patrimônio do Município’, registrando seu envolvimento e aprendizado sobre a riqueza cultural da nossa cidade”, destacou.
Adriana reforçou ainda que o passeio foi uma oportunidade para promover a inclusão e o sentimento de pertencimento. “Estamos mostrando às crianças e suas famílias que elas fazem parte da história e da cultura da nossa cidade”, completou. Confira nas imagens como foi o passeio cultural.