O Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) da APAE de Jundiaí promoveu a Oficina de Jogos de Língua Portuguesa, em suas unidades no Complexo Argos e Jardim Novo Horizonte, com o objetivo de estimular o desenvolvimento das crianças de forma lúdica e interativa. Através de jogos pedagógicos, as atividades buscaram despertar a motivação, a imaginação, a linguagem comunicativa, a atenção, a concentração e o raciocínio lógico dos participantes, abrangendo diferentes áreas do conhecimento.
De acordo com Liliane Capelli, coordenadora do NAA, os jogos pedagógicos são reconhecidos como ferramentas essenciais no processo de alfabetização e letramento, proporcionando uma aprendizagem divertida, interessante e motivadora. “Ao longo da semana, os alunos participaram de atividades que estimularam a memorização, a socialização e a competição saudável, enquanto aprimoravam suas habilidades de leitura, organização de ideias, concentração e percepção ortográfica das palavras”, explicou, reforçando que a semana foi promovida em resposta às dificuldades de leitura e ortografia observadas pelas equipes do NAA.
Entre as atividades realizadas, estavam jogos de memória, caça-palavras, passa ou repassa e soletrando. Pedro e Miguel, ambos com 9 anos, estavam no atendimento em grupo, acompanhados pela psicopedagoga Luciana Chiquitelli. Eles estavam envolvidos em uma atividade de desenho e escrita, utilizando diversas figuras como base. “A partir desta atividade, consigo monitorar a atenção deles em relação à escrita. É um exercício importante para que percebam como se escreve cada palavra correspondente à figura. Durante o processo, oriento sobre acentuação e letras que possam ter sido omitidas”, explicou Luciana, lembrando que as atividades foram adaptadas conforme a faixa etária das crianças, mas o foco permaneceu em todas as idades: fortalecer as habilidades de leitura e escrita.
A abordagem lúdica, que incluía figuras desenhadas pelos próprios alunos, tornou a atividade mais atrativa e envolvente. A criatividade foi incentivada ao máximo, permitindo que os alunos desenhassem, pintassem, criassem histórias e interagissem entre si, tornando a aprendizagem uma experiência rica e divertida. “Tudo que aprendo aqui uso para ensinar meu irmãozinho de 3 anos a desenvolver as palavras”, contou Pedro de 9 anos.
Sobre o NAA
Há duas unidades do NAA em Jundiaí: uma no Complexo Argos e outra no Jardim Novo Horizonte, esta última foi inaugurada em maio de 2022, para oferecer à comunidade a descentralização do serviço, facilitando o acesso da população da região e do entorno. Em ambas, é oferecido atendimento psicopedagógico para estudantes com dificuldades de aprendizagem, uma parceria da Unidade de Gestão de Educação com a APAE de Jundiaí. Nos espaços, os estudantes, com dificuldade de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, recebem atendimento na área de psicopedagogia.