Alunos que fazem parte do Grupo de teatro da APAE de Jundiaí fizeram a sua primeira apresentação para os pais. A exposição cênica do grupo, formado pelos atendidos do Projeto “A Arte como facilitadora do protagonismo da Criança e do Adolescente” – CMDCA – Coordenado pela Área da Assistência Social, foi apresentada por todos os integrantes.
O grupo é orientado pelo ator e educador Rodrigo Loboda Biondi, que desde janeiro propõe experiências de consciência corporal, sensorial, social e habilidades cognitivas através de técnicas da pedagogia do teatro, com o intuito de que jovens de 10 à 18 anos, possam ser protagonistas no palco e na vida.
Assim foi a 1ª Performance, uma apresentação sobre a identidade de cada aluno/ator envolvido, sem personagens, mas sim pessoas, interpretando a sua alegria de viver.
A apresentação arrancou muitos aplausos de todos os presentes, pais e alunos da Organização.
O que dizem os pais
Antes da exibição da peça, os pais dos alunos se reuniram e cada um falou das conquistas e mudanças alcançadas pelos filhos depois que começaram a frequentar as aulas de teatro. Desinibição e obediência foram as características mas apontadas.
Patrícia Espósito Vizicato conta que a filha, Iolly Espósito, que é atendida pela APAE de Jundiaí desde bebê, hoje com 14 anos, melhorou muito. ” A Iolly não se expressava muito só com a psicopedagogia e com a psicologia. Agora com o teatro ela fala melhor muito, se expressa melhor, o Rodrigo, professor, faz um trabalho fantástico com eles que perderam a vergonha, eles têm um grupo que interagem bastante, dá até orgulho de ver.