“Mantivemos a força e a firmeza, neste período, apesar das adversidades”, conta o neurologista Dr. David
Dr. David William é neurologista

Há quase 25 anos, o doutor David Willian Silva atua na APAE de Jundiaí como médico neurologista. Para ele, esse foi o momento mais delicado que viveu desde que entrou em outubro de 1996 e a resiliência, tema da Campanha de Marketing 2021, desenvolvida pela agência DMG&A, é, segundo ele, bastante oportuna para descrever a força dos profissionais que, como ele, atuam na APAE com força, resistência e determinação.

Mas, para Dr. David, o termo “resiliente” vai muito além. “O termo vem do inglês e significa elástico, indeformável. Apesar do medo e do risco da doença, tivemos que manter a força e a firmeza apesar das adversidades: vivemos uma situação em que não era possível parar os atendimentos: as pessoas continuam necessitando de apoio, orientação, das medicações e assumimos as responsabilidades”, conta.

Como médico, atuando na linha de frente nesta pandemia, Dr. David também teve medo. “Trabalho em unidade de terapia intensiva no Hospital Municipal de Campinas e nossa UTI atendeu pacientes com Covid-19: passamos por momentos difíceis. Convivi com o Covid-19 24 horas por dia. Quem tem um pouco de juízo tem medo. Ter medo faz parte do trabalho, mas não podemos deixar que o medo nos impeça de fazer o que temos que fazer”, defende. “Não temos como escapar às nossas responsabilidades, nossa família depende do nosso trabalho, assim como os usuários e seus familiares”, completa.

E para ele, ser resiliente é enfrentar a adversidade. Foi isso que ele fez em Campinas, no Hospital Dr. Mário Gatti, em Campinas: enfrentou a realidade. “Tive vários amigos que tiveram a doença, convivi como o medo, mas como diz o ditado, temos que pegar o touro a unha. Nós, da saúde, ficamos numa situação complicada, porque fomos a interface entre o doente e a sociedade e tivemos nossos brios testados, mas estamos superando”, reforça.

E quando questionado sobre como foram esses quase 25 anos atuando na APAE, Dr. David foi enfático: ‘quem trabalha na APAE de Jundiaí, trabalha em qualquer lugar’. “A APAE é exigente e desafiadora, no sentido de exigir uma postura do profissional. É uma empresa que oferece um ambiente de trabalho favorável e nos dá um retorno adequado pelas nossas ações. É menos maleável, é uma empresa sisuda e isso é positivo, pois treina a nossa forma de trabalho”, destaca.