Em um dia marcado pela inclusão e celebração da diversidade, os jovens do Centro de Convivência da APAE de Jundiaí (CCO) subiram ao palco do SESC Jundiaí para uma apresentação especial do tradicional Show de Talentos, que, pela primeira vez, foi aberta ao público. A apresentação, que costuma ser realizada para os familiares dos jovens, ganhou uma nova dimensão ao acontecer em um teatro com toda a infraestrutura de som e iluminação profissional, proporcionando uma experiência emocionante para os participantes e espectadores.
A oportunidade de se apresentar em um palco de teatro verdadeiro foi uma experiência transformadora para os jovens, que vivenciaram o impacto de realizar uma apresentação em um espaço tão significativo. “Foi incrível ver a emoção deles ao ocupar um espaço da sociedade que normalmente não é acessível, sem discriminação”, destacou o professor de música e musicoterapeuta Ismael Silveira, que coordena o Show de Talentos. Ele ressaltou a importância de eventos como esse na luta pela inclusão: “O CCO batalha muito por esses espaços para promover a inclusão de fato e de direito que os jovens tanto buscam”, completou.
O evento também reforçou a importância da participação ativa dos pais no desenvolvimento de seus filhos. A coordenadora do CCO, Camila Mendes, destacou que a presença das famílias foi essencial para promover o apoio e o empoderamento dos jovens. “A participação dos pais fortalece o processo de inclusão e o desenvolvimento emocional de nossos jovens,” explicou Camila.
Durante a apresentação, o musicoterapeuta Ismael Silveira fez questão de sublinhar a importância de respeitar a diversidade e fortalecer o senso de pertencimento. “Inclusão é chamar para dançar, mas o verdadeiro pertencimento foi o que vivemos aqui hoje: permitindo que eles toquem, cantem e façam o show,” afirmou Silveira, agradecendo à empresa de tranporte e turismo Famatur que levou os jovens da APAE até o SESC Jundiaí e os levou de volta em total segurança.
O CCO, que é vinculado à área da Saúde da APAE de Jundiaí, busca promover espaços de convivência e atividades que fomentem o bem-estar e a inclusão de jovens com deficiência. A apresentação no SESC Jundiaí foi mais um passo significativo nessa jornada, abrindo portas para novos espaços de participação e mostrando à sociedade o talento e o potencial desses jovens.