Estudantes do NAA, no Jardim Novo Horizonte, apontam os espaços que mais gostaram

Realização do projeto de inauguração do NAA (Núcleo de Apoio à Aprendizagem) em Jundiaí –
S.P na região do Vetor Oeste, que ocorreu no dia 30 de abril de 2022 às 10h. O objetivo foi
trabalhar em consonância com o conceito de desemparedamento da escola desenvolvido pela
Unidade de Gestão de Educação.

Para o desenvolvimento do projeto pelas psicopedagogas foram utilizadas diversas
metodologias, em especial o “Brainstorming”, ou seja, chuva de ideias e diálogos com as
terapeutas. Atrelado a isto, um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o
Currículo Jundiaiense.

Os estudantes com o auxilio da tecnologia (máquina fotográfica e celulares) foram convidados a
explorar os espaços do NAA, a partir da questão: “Qual espaço te agradou?”. Após o registro
fotográfico, os estudantes realizaram: produção de desenho, produção de texto, mapa mental e o
uso da oralidade para comunicarem as suas percepções sobre o espaço.

Vale destacar também a importância dos registros realizados pela psicopedagoga, de todo o
processo vivido pelos estudantes, pois possibilita a ela uma reflexão sobre a proposta realizada,
permitindo ampliações e os ajustes necessários.

No ponto de vista da psicopedagogia, evidencia-se que realizar um projeto inovador que prioriza
o protagonismo dos estudantes a investigarem o contexto à sua volta que os encoraja para a
realização da proposta conforme suas potencialidades, certamente produz sentido e gera neles a
sensação de pertencimento, contribuindo para o seu desenvolvimento escolar.

Psicopedagoga Thais Cristina A. Losilla