Estrevista UP Tech

Entrevistados: Márcio Bento Brandão e Andressa Fernanda Alves dos Santos Brandão – Proprietários

1 – O que faz a empresa?
Somos distribuidores autorizados de uma marca KTR de acoplamento, é uma marca alemã e existem 15 empresas no Brasil que distribuem essa marca, e a UPTECH é uma delas. Para os leigos, acoplamento é um produto utilizado em máquinas na indústria. Todas as indústrias que produzem algo, usa acoplamento, usa o nosso produto. Por exemplo: existe o motor de uma máquina, entre o motor e a máquina existe uma peça para ligar essas duas, que chama acoplamento. Isso é para todos os setores de produção.

2 – Há quanto tempo no mercado?
A empresa tem 5 anos no mercado, mas viemos de outra empresa que existe à 20 anos no mercado do mesmo seguimento.

3 – Quantos funcionários?
Somos 3 sócios e não temos funcionários, as esposas ajudam, então somos em 5 hoje.

4 – Como conheceram a APAE?
Nós temos filhos especiais. A APAE nos ajudou muito desde o início, uma de nossas filhas tem 15 anos hoje, ela frequentou a APAE desde os 6 anos, depois passou para terapia em grupo, depois um acompanhamento mais direcionado e neste meio tempo nos desligamos de uma empresa e abrimos a UPTECh, foi ai que decidimos ajudar a APAE, por conhecer o serviço que ela presta.

5 – Nesse tempo que vocês usaram, vocês visitaram a APAE?
A gente ainda utiliza. A Larissa ainda faz terapia na APAE todas as quintas-feiras.

6 – Vocês conhecem todos os serviços da APAE, todos os serviços que ela presta?
Todos os serviços não, mas a maioria a gente sabe, escola, psicóloga, dentista, todo o acompanhamento da criança desde que nasce até o desenvolvimento dela adulta.

7 – Em que momento surgiu o interesse na Empresa Amiga?
Retribuir um pouco de tudo aquilo, né? A nossa empresa começou a dar uns frutos bons, começou a se organizar no mercado e ficar competitiva junto das outras empresas e nós achamos por bem dar um apoio a uma instituição, e daí, em conversa com os sócios, nós escolhemos a APAE porque a gente já conhece. E nós já contribuímos há 3 ou 4 anos.

8 – Vocês indicariam o projeto Empresa Amiga?
Sim. E, inclusive, já indicamos para alguns amigos nossos que têm empresa, já indiquei para algumas amigas para ajudar como voluntário, a gente indica sim.

Temos as crianças lá, e por conta da situação do país vemos o quanto caíram as doações e quanto é oneroso para APAE atender a quantidade de crianças que atende, então indicamos sempre as pessoas para ajudar. Sabemos que antigamente os atendimentos eram individualizados, hoje já são em grupo, vemos que são perdas que tiveram, que se todo mundo doar um pouquinho dá pra conseguir ajudar mais crianças.

Por ser uma instituição sólida, por tem mais de 60 anos. Não é qualquer instituição que está no mercado há 60 anos ajudando. Existem organizações que nascem, crescem depois somem e você não sabe como é.

9 – O que vocês esperam a mais da APAE?
Eu acho que uma escola que dê uma apoio diferenciado, a Andressa acompanha reuniões em outras escolas, então vemos o acompanhamento dentro da classe, se tivesse uma escola para atender especificamente essas crianças de inclusão, que hoje, tanto o município quanto o Estado, tem uma grande deficiência. Hoje estamos sentindo na pele, porque nosso filho não é alfabetizado ainda, a Larissa, tá penando para alfabetizar, e a gente sabe que se tivesse uma instituição voltada para isso, o caminho seria bem melhor. Hoje, no estado e município, não está tendo esse acompanhamento na classe, então meu filho está no meio de 15/20 alunos, não consegue acompanhar, mesmo tendo o acompanhamento de sala. É muito difícil. Então, se tivesse um atendimento para ele, com pessoas capacitadas, voltadas para isso, e diferente.

A Larissa usa a APAE há 3 ou 4 anos e o meu filho usou por uns 3 anos.

10 – Ao buscar uma empresa de negócios você se preocupa em saber se ela é engajada no 3ºsetor?
A gente acaba analisando um monte de fator, um deles é esse o de inclusão, se a empresa tem responsabilidade social, ambiental, a gente tenta buscar isso também. É um ponto que acaba sendo acompanhado.

11 – Vocês conhecem as Empresas Amigas?
Pessoalmente não conhecemos todo mundo, só as que estão no site.