Em tempos de pandemia, família é forte aliada na estimulação das crianças da APAE de Jundiaí

Mesmo vivendo o isolamento social, motivado pela pandemia do novo coronavírus, as aulas e atividades na APAE de Jundiaí não pararam, apenas mudaram de endereço. Ao invés dos alunos participarem das atividades e atendimentos terapêuticos na entidade, os pais estão realizando a estimulação de seus filhos em casa, sob a orientação dos profissionais da APAE. Em casa, as atividades começaram em março e, desde então, os relatos são positivos: pais e filhos se aproximando ainda mais por conta do momento de estudos.

 

“Já vínhamos trabalhando a aproximação da família com o dia a dia dos nossos assistidos. A pandemia intensificou esta proposta e temos recebido muitos relatos de pais sobre o quanto este trabalho, que agora é desenvolvido em casa, vem melhorando o convívio de toda a família”, explicou Camila Mendes, coordenadora de Saúde.

 

Desde o início de Maio, a APAE vem recebendo os pais que recebem orientação e levam para casa as atividades que devem ser desenvolvidas com os filhos. “Na área de saúde, priorizamos o programa de Estimulação Essencial e o Programa de Intervenção Preventiva”, destaca a coordenadora de Saúde.

 

A participação e o interesse da família são fundamentais neste momento de pandemia. “A família vem conseguindo fortalecer ainda mais o vínculo entre pais e filhos. Esta convivência vem ajudando também aos pais que compreendem melhor a necessidade da estimulação adequada e o quanto a sua contribuição nesse processo poderá influenciar positivamente no desenvolvimento do seu filho”, completa Camila.

 

Durante um destes atendimentos, Daiane da Silva contou a história de sua filha, uma menina de nove anos que começou a apresentar dificuldades para ler e escrever, e está, há dois anos, sendo acompanhada na APAE. “Hoje ela está menos agitada e tenho notado mais disposição para as atividades e para estudar”, avalia. “A pandemia nos aproximou. Apesar de tudo que está acontecendo lá fora, dentro de casa, estamos sendo mais amigas e mais companheiras. A correria do dia a dia não permitia esse contato todo: estou muito feliz com a possibilidade de ajudar ainda mais minha filha”, comenta.

 

Cuidados no atendimento – A família é considerada, pela APAE, uma parceira importante no processo terapêutico e tem sido uma forte aliada neste momento. “A equipe terapêutica vem produzindo atividades de fácil aplicabilidade e de acordo com a área de atuação. Os atendimentos aos pais são quinzenais: reorganizamos os horários, espaço físico e disponibilizamos EPIs para nossos colaboradores para garantir a proteção deles e dos que vem até nós”, explica Tatiana Cruz, coordenadora de Educação.

 

Os atendimentos são realizados a cada 30 minutos: são 20 minutos para orientação e 10 minutos para higienização do ambiente. “Os horários são previamente agendados, entregamos as atividades, orientamos e, em casa, os pais nos enviam vídeos e fotos das atividades realizadas: eles estão ainda mais atentos às dificuldades e potencialidades de seus filhos e isso para nós é uma grande vitória”, completa Tatiana.