Eletrônicos quebrados e sem uso podem se transformar em dinheiro para a APAE de Jundiaí
Thiago, sempre que pode enche o carro com os eletrônicos e traz na APAE

Sabe aqueles eletrônicos quebrados e sem uso que estão pegando espaço na sua casa? Então, se você doá-los para a APAE eles podem virar dinheiro e ajudar na manutenção dos mais de 1.700 atendimentos/mês que a APAE promove nas áreas de saúde, educação e assistência social. O técnico em Eletrônica, Thiago Rocha, recentemente, trouxe alguns quilos de lixo eletrônico que recolheu em condomínios, com parentes e amigos. A doação de Thiago vai para a Indústria Fox que dá a destinação correta para os equipamentos doados e paga a APAE por isso.

Entre os anos de 2021 e 2022, quase 15 toneladas de lixo eletrônico foram arrecadadas na APAE e repassadas para a Indústria Fox. A partir do projeto Eletro Solidário, a Indústria Fox firmou um convênio com a APAE para recolher. A empresa paga pela doação e gera receita para a instituição. “O projeto Eletro Solidário, além de conscientizar e incentivar a doação de lixo eletrônico para correta destinação e reciclagem, reverte em dinheiro para a APAE de Jundiaí e para nós, toda ajuda é bem-vinda”, explicou o presidente da APAE, Edison de Moraes Gonçalves. “Nós temos convênio com os órgãos públicos que custeiam em torno de 65% da nossa receita. O restante, nós buscamos através da contruição de empresas, pessoas físicas, promoção de ventos como jantares e pizza solidária e agora, com a doação do lixo eletrônico”, completou.

Antes de chegar na APAE, Thiago procurou outras empresas que fazem reciclagem deste tipo de material, mas infelizmente, elas não se interessaram pelo volume da doação que ele iria descartar. “Uma amiga me falou que a APAE recolhia estes materiais e foi quando procurei a instituição para fazer o descarte correto. Fico muito feliz em poder contribuir com este projeto, descartar corretamente o lixo eletrônico, uma ação em prol do meio ambiente e plantar na cabeça das pessoas uma semente em defesa do meio ambiente da solidariedade”, completou.

O que pode ser doado?

Tudo que é ligado na tomada pode ser descartado como lixo eletrônico: eletrônicos como celulares, carregadores, fontes, notebook, CPU, monitores, fones de ouvido, mouse e teclados, eletrodomésticos como liquidificador, batedeira, forno elétrico, ferro elétrico, furadeiras, micro-ondas, secador de cabelo, rádio relógio, espremedores de frutas e cafeteiras e da linha branca, como geladeira, fogões e outros.

Qualquer um destes aparelhos pode ser doado: que tal fazer uma limpa em casa, avaliar os aparelhos que estão quebrados e encostados e não tem mais serventia, apenas ocupando espaço e trazer para o Projeto Eletro Solidário e contribuir com a APAE de Jundiaí? Para fazer sua doação é só vir até a instituição que fica na rua Francisco Telles, 475, na Vila Progresso, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Ou ligue (11) 4588-2900.