Crianças, jovens e adultos participam de Oficina de Teatro com a Cia. dos Patos
As atividades foram oferecidas nos períodos de manhã e tarde

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, crianças, jovens e adultos atendidos pelo Departamento de Saúde, da APAE de Jundiaí, participaram da Oficina de Teatro oferecida pela Cia. dos Patos. As oficinas são uma contrapartida da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí, pela qual a companhia foi contemplada.

As atividades foram oferecidas nos períodos de manhã e tarde com grupos em média de 20 pessoas. “Como fomos contemplados pela Lei, a contrapartida para receber essa verba é oferecermos apresentações aqui na APAE e oficinas de teatro”, explicou Cadu, ator da Cia. dos Patos, lembrando que em junho, eles já estiveram na APAE com a peça “Têm Vespas na Colmeia!”.

De acordo com Cadu, o objetivo das oficinas é levar aos jovens uma vivência teatral semelhante ao processo criativo do espetáculo “Têm Vespas na Colmeia!”. “Durante as oficinas, estamos aplicando exercícios teatrais e exercícios sensoriais, além da introdução de experimentações com instrumentos musicais, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva semelhante a que o público vivencia ao assistir ao espetáculo”, ressaltou, defendendo a importância desta abordagem. “A ideia é que vivam esta experiência. É uma maneira de conectá-los não apenas com a arte, mas também com as suas próprias percepções e capacidades”, completou o ator.

Para Cadu, que costuma trabalhar com crianças, a experiência com os jovens da APAE tem sido enriquecedora. “Foi bem diferente do que estou habituado, mas a receptividade deles é muito grandiosa. Eles são muito generosos em compartilhar, tem sido uma experiência muito boa, muito bacana. É uma troca incrível na qual todos crescem”, explicou, reforçando o aprendizado mútuo proporcionado pelas oficinas. “O que levamos daqui é uma experiência única de como eles enxergam o mundo de uma forma diferente. Mesmo tendo algumas barreiras, isso não os limita, e é muito gratificante para nós”, concluiu o ator.

A realização das oficinas de teatro faz parte de uma série de atividades que visam o desenvolvimento integral dos usuários da APAE, oferecendo experiências que ultrapassam a rotina diária e estimulam a criatividade e o crescimento pessoal. Para a APAE de Jundiaí, o workshop foi mais um passo importante na construção de uma cultura inclusiva e no fortalecimento dos laços entre arte, educação e sociedade.

A APAE de Jundiaí agradece à Cia. dos Patos por proporcionar momentos de expressão, inclusão e crescimento para os assistidos, que saem dessa experiência com novas perspectivas e habilidades. Confira nas imagens como foram as atividades nestes três dias: