CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

A APAE de Jundiaí é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 07/09/1957 e que tem por finalidade o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo – TEA.

E embora a APAE de Jundiaí receba recursos provenientes de convênios com órgãos públicos, municipal, estadual e federal, os valores recebidos cobrem apenas parte dos elevados custos mensais de manutenção, seja da estrutura física da instituição, seja dos profissionais que aqui trabalham.

Daí porque da necessidade de buscar alternativas de arrecadação, em especial com doações de pessoas físicas e jurídicas, promoção de eventos e pelos créditos decorrentes do Programa Nota Fiscal Paulista.

A Nota Fiscal Paulista é um programa que visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal de suas compras, proporcionando benefícios tanto para os consumidores quanto para as entidades assistência que desempenham papel fundamental na Sociedade, oferecendo apoio, atendimento e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os créditos da Nota Fiscal Paulista são uma fonte valiosa de recursos para a APAE de Jundiaí e os recursos são utilizados para financiar os projetos, compra de materiais, reformas, pagamento de funcionários e manutenção de todos os atendimentos.

No entanto, as entidades assistenciais precisam trabalhar muito para conquistar estes recursos. Só na APAE de Jundiaí, por exemplo, são 20 voluntários digitando as notas fiscais no programa em nome da Entidade, trazendo resultados fundamentais para a manutenção dos serviços. Mas, atenção: recebemos relatos recentes de que uma empresa, usando o nome da APAE de Jundiaí, estaria oferecendo este serviço, que aqui é realizado por voluntários, e cobrando por isso. Ou seja, beneficiando-se indevidamente dos créditos da Nota Fiscal Paulista, desviando recursos que deveriam ser destinados às entidades assistenciais para benefício próprio.

Por isso, a APAE de Jundiaí faz este alerta e um apelo: de conscientização da população sobre a importância de solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal e acompanhamento sobre a destinação dos créditos, contribuindo, assim, para o fortalecimento dessas instituições. Vale reforçar que todo cidadão pode escolher a Entidade que irá receber o crédito, ao cadastrar, automaticamente, o seu CPF no programa.

Os créditos da Nota Fiscal Paulista representam uma oportunidade valiosa para o fortalecimento do trabalho das entidades assistenciais, proporcionando um impacto positivo na vida daqueles que mais precisam. É fundamental que todos estejam atentos e engajados nessa causa, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma ética e transparente, em prol do bem-estar coletivo.

Juntos, APAE de Jundiaí e você, nós podemos combater as práticas indevidas e assegurar que as entidades assistenciais recebam os recursos necessários para continuarem desempenhando seu importante papel na sociedade. Afinal, é por meio dessas ações que construímos uma sociedade mais justa e solidária. Contamos com você!

Edison de Moraes Gonçalves
Presidente da APAE de Jundiaí