“Aprendemos muito neste ano que passou e tudo isso, com certeza, nos deixou mais fortes”, garante Tatiana

Durante a pandemia, a APAE de Jundiaí descobriu que, mais do que um modismo, a resiliência expressa um sentimento que sempre fez parte do nosso dia a dia. E é por isso que a APAE escolheu como tema para a campanha de marketing deste ano “Ser Resiliente é a Nossa Cara”. O material vai destacar e apresentar para a cidade, os apoiadores e para as famílias dos nossos usuários o quão importante são as pessoas que fazem o dia a dia da APAE de Jundiaí, profissionais engajados, comprometidos e empenhados em atingir os objetivos propostos, apesar de todas as mudanças provocadas com a pandemia.

E entre essas pessoas que fazem o dia a dia da APAE está Tatiana Paula Franco Le Behian, que trabalha no setor de qualidade da organização. Ela trabalha há um ano e dois meses, ou seja, poucos dias, depois do seu ingresso, veio a pandemia e tudo mudou. “Foi uma loucura, porque fazia pouco tempo que estava trabalhando, me inteirando dos assuntos, das atividades e das responsabilidades. Acompanho todos os processos, o dia a dia de todos os profissionais, participo de auditorias e tive que me adaptar ao dia a dia da APAE de maneira remota, nos primeiros meses”, lembra.

“A maior dificuldade que enfrentamos foi superar que nada aconteceria da forma como havíamos planejado, na data prevista: tivemos que remarcar auditorias, o lado bom é que foi uma situação generalizada, então os órgãos certificadores autorizaram o adiamento”, conta, lembrando que desde que voltou a trabalhar de forma presencial, seu trabalho, ligado diretamente à diretoria, vem sendo desenvolvido por videoconferência. “Tive que mudar de sala para conseguir participar das reuniões que estão acontecendo no ambiente virtual”, explica.

Em meio às dificuldades provocadas pela pandemia, Tatiana acredita que todos estão aprendendo muito também para assegurar e manter o nível de trabalho e resultados. “Aprendemos muito neste ano que passou: a usar novas ferramentas de trabalho, a incorporar novas metodologias ao nosso dia a dia e isso, com certeza, nos deixa mais fortes”, destaca. “Ninguém perdeu o foco no dia a dia dos atendimentos e, por isso, a qualidade não caiu e ver tudo isso acontecendo, apesar das mudanças, nos motiva a continuar e melhorar cada vez mais”, completa.

Para ela, o ritmo menos frenético de trabalho diário vem permitindo aprimorar o dia a dia. “Com a agenda um pouco mais tranquila, tenho tido a oportunidade de melhorar estratégias e procedimentos e a APAE só tem a ganhar com isso. Não tem sido uma rotina fácil, mas estamos superando e nos reconhecendo como profissionais mais flexíveis: minha área de atuação tem muitas mudanças interna, faz parte da nossa rotina, mas nunca havia enfrentado uma mudança que veio de fora”, compara.

Sobre a campanha da APAE de Jundiaí, Tatiana acredita que o tema retrata muito bem o que a instituição tem vivenciado. “Não podemos desistir: nosso compromisso é encontrar novas saídas, novas maneiras de fazer as coisas, de manter os atendimentos, os procedimentos e fazer o que vínhamos fazendo de um jeito diferente e tem dado certo”, reforça. “A maior superação é acordar todos os dias com saúde, tendo a certeza de que continuaremos trabalhando sem nos contaminar, porque estamos seguindo todos os protocolos de segurança”, garante.