Na quarta-feira, dia 31 de julho, a APAE de Jundiaí realizou uma aula aberta do Projeto Arte e Movimento, na Sala Jundiaí, localizada no Complexo Fepasa. O evento contou com a participação das cinco turmas de assistidos, com o objetivo de promover a interação entre eles e fortalecer os laços familiares.
A atividade faz parte dos preparativos para a apresentação que ocorrerá em setembro, na Sala Glória Rocha, no encerramento do projeto. As crianças e adolescentes do projeto estavam acompanhados da coordenadora de Assistência Social da APAE, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo; e do professor de dança André Martins Farias e da auxiliar Lucimara.
O Projeto Arte e Movimento é financiado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e busca integrar crianças e adolescentes com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista, assistidos pela APAE, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento artístico e social. Segundo o professor de dança André, o intuito da aula aberta é proporcionar um ambiente onde os participantes possam se conhecer melhor, fortalecendo o senso de comunidade e cooperação. “Eles estarão juntos durante todo o dia da apresentação, então é essencial que se conheçam e se sintam à vontade uns com os outros”, explicou o professor.
Além de promover a dança, André explicou que o projeto é multidisciplinar e inclui atividades de teatro, encenação e passeios culturais. O grupo já visitou o SESC, a Sala Glória Rocha e o próprio Complexo Fepasa.
A integração das famílias é outro aspecto fundamental do projeto, a participação ativa dos pais nas atividades contribui para o engajamento e a motivação dos assistidos. “Independentemente da sua condição, todas as crianças merecem o apoio dos pais e familiares em tudo que se propuserem a fazer e este é o nosso papel: estar ao lado, apoiando, incentivando e fazendo o que for preciso para que os sonhos deles se realizem. No caso do Dudu, começou com as terapias aos 3 meses de idade e sempre reagiu muito bem às atividades. Uma vez uma amiga me perguntou qual é o limite pro meu filho, que tem Síndrome de Down, e eu disse que ele não tem limites: no que depender de mim e da minha esposa, ele vai ser o que ele quiser. Deus me deu uma missão que é cuidar dessa joia rara que é o Dudu e estou fazendo o possível para cumprir da melhor maneira possível”, comentou Eduardo Soares Benjamin.
Rosângela Ribeiro Palma, mãe da Alana também acompanha sempre que pode os eventos, aulas e atividades da filha. “A música e a dança fazem muito bem pra minha filha e faço questão de estar presente para apoiá-la. Nossa família é pequena, não tem outros adolescentes e é na APAE que ela se encontra com pessoas da sua idade e pode socializar, fazer e encontrar amigos e se desenvolver. Até nas férias ela fica querendo ir para a APAE: ela ama”, contou a mãe.
A APAE de Jundiaí reforça seu compromisso em garantir que os direitos das crianças e adolescentes assistidos sejam respeitados, incluindo o direito de ocupar espaços públicos da cidade. A aula aberta é um exemplo de como a instituição trabalha para promover a inclusão e o desenvolvimento integral de seus assistidos, preparando-os para uma vida plena e participativa na sociedade. Confira nas imagens os melhores momentos da aula aberta.