APAE de Jundiaí participa do Workshop Conexões Inclusivas e apresenta os programas Emprego Apoiado e Somos Mais

Na quarta-feira, dia 7 de agosto, a APAE de Jundiaí participou do Workshop Conexões Inclusivas, promovido pelo CIESP Jundiaí. O evento destacou a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a APAE aproveitou a oportunidade para expor os programas Emprego Apoiado e Somos Mais.

Durante o evento, foram apresentados cases de boas práticas de renomadas empresas como Fini, DHL, Astra e Foxconn. Representantes dessas empresas compartilharam suas experiências e abordaram como têm promovido a inclusão de pessoas com deficiência em seus quadros de colaboradores. Os depoimentos enfatizaram que a inclusão vai além do mero cumprimento de cotas, sendo um valor fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e equitativo.

Os palestrantes detalharam as mudanças implementadas em suas empresas para criar um ambiente inclusivo e garantir a retenção desses profissionais. Como a importância de programas de treinamento e sensibilização, adaptação do ambiente de trabalho às necessidades dos colaboradores com deficiência e ações voltadas à inclusão, como processos seletivos e criação de políticas internas de apoio e desenvolvimento profissional.

Representando a APAE de Jundiaí, estavam Suely Angelotti, diretora executiva da entidade, Luciana França, coordenadora de Captação de Recursos, e Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, coordenadora de Assistência Social. De acordo com Luciana, o evento foi uma excelente oportunidade para apresentarmos para as empresas participantes os nossos programas. “Toda oportunidade de apresentar a APAE, nossos serviços, atendimentos e programas é bem-vinda. O Emprego Apoiado oferece assessoria e consultoria, com o intuito de auxiliar e acompanhar o processo de contratação e pós-contratação das pessoas com deficiência intelectual”, explicou.

Luciana, Suely e Adriana representaram a APAE

Para Suely Angelotti, o programa Emprego Apoiado vai além do cumprimento de cotas. “A partir do programa, as empresas contratantes assumem um posicionamento de engajamento em uma causa que eleva o nível de consciência de gestores, colaboradores e consumidores, fomentando ações afirmativas que são importantes para promover a equiparação de oportunidades”, explicou, reforçando sobre a oportunidade de falar da APAE e dos programas desenvolvidos pela entidade. “É ótimo ver o crescimento do engajamento das empresas com a inclusão social, o evento foi importante para a troca de experiências e para entendermos as estratégias e desafios de cada uma. A APAE desempenha um papel fundamental nesse processo: estabelecer mais parcerias e aumentar a conscientização são passos essenciais para promover a inclusão no mercado de trabalho e garantir oportunidades para pessoas com deficiência intelectual”, comentou, agradecendo o espaço oferecido pelo CIESP Jundiaí. “Parabéns ao CIESP pelo evento e por abrir espaço para instituições que, como a APAE, são peças fundamentais no desafio da inclusão”, completou.

Já o Somos Mais é o novo programa de relacionamento da APAE de Jundiaí com as empresas. “Com o programa, as empresas de Jundiaí podem contribuir mensalmente com a instituição e o atendimento de mais de 1.700 pessoas/mês, nas áreas de saúde, educação, assistência social e Síndrome de Down”, explicou Luciana, reforçando que o programa é uma reformulação dos antigos Empresa Amiga e Empresa Amiga Top.  “O nome do novo programa representa uma afirmação poderosa que celebra a força da união e da solidariedade”, completou.

Vania Mazzoni, organizadora do evento, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para fomentar a discussão e a implementação de práticas inclusivas nas empresas da região. “A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma responsabilidade de todos nós. Precisamos ir além das cotas e criar um ambiente verdadeiramente acolhedor e inclusivo para todos os profissionais”, afirmou.