Nos dias 13 e 14 de junho, a APAE de Jundiaí recebeu a peça “Tem Vespas na Colmeia”, com a Cia. dos Patos. Na plateia, os estudantes da Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí e os jovens do Centro de Convivência (CCO), que se encantaram com o colorido do figurino e interagiram com a música e os diálogos. A peça, segundo a produtora, Bárbara Guilherme, é um espetáculo gratuito e acessível para crianças surdas, cegas ou com baixa visão.
Bárbara contou que a Cia. dos Patos desenvolveu este espetáculo por meio da Lei Paulo Gustavo, viabilizada pelo Ministério da Cultura e Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí. “Têm Vespas na Colmeia! tem objetivo de promover autonomia e participação das crianças e pessoas com deficiência”, explicou, anunciando que no próximo dia 20 de junho se apresentarão na Sala Glória Rocha.
De acordo com Edison Marin, diretor escolar, a peça foi uma experiência incrível para as crianças e jovens. “A peça é inclusiva, adaptada para pessoas com deficiência, então foi uma oportunidade única e bastante proveitosa para nossos estudantes e também para os jovens do CCO”, comentou Edison.
A peça traz a mensagem do ‘bem que vence o mal’, ‘da união que faz a força’, e o principal, ‘que amar é para todos, mesmo com suas diferenças’. “Queremos mostrar que ‘pessoas’, no caso da peça, as vespas, tentam alcançar poder e fortuna a qualquer custo e isso prejudica a todos”, explica Bárbara, lembrando que todo o roteiro foi escrito e adaptado para que as crianças com deficiências se sintam livres e incluídas.
A História
Têm Vespas na Colmeia! se passa dentro da colmeia onde uma vespa (Vespão) decide sequestrar a futura rainha da colmeia para ficar com o produto de mais valor para as abelhas – a geleia real, mantendo o ‘exército’ das abelhas, escravizado. É uma história que leva conceitos como justiça, união e aceitação entre os diferentes que vivem na sociedade.
Todo o processo de criação da peça foi desenvolvido e adaptado pela roteirista audiodescritora, Fernanda Brahemcha, que explicou que audiodescrição é uma técnica de tradução intersemiótica que traduz para signos linguísticos, palavras, o que é comunicado através de signos visuais (imagens, gestos, expressões). “Essa técnica tem como objetivo principal promover a acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência”, explicou Bárbara.
Sobre a peça:
A peça “Têm Vespas na Colmeia!” traz no elenco: Cadu Gouvea, Camila Vieira da Costa, Giovanni Joaquim, Letícia Maria Nogueira e Sid Alves, sob a produção de Bárbara Guilherme.
Técnica de luz e som: Renan Cupertino
Autoria: Camila Vieira da Costa
Direção, Figurino e Cenário: Criação Coletiva
Adaptação audiodescrição: Fernanda Brahemcha
Arte de divulgação: Marina Murari
Assessoria de Imprensa: Fernanda Barros
Produção: ETC na Rua
Contira outras imagens das apresentações: