O atendimento especializado com a fonoaudióloga teve participação especial na quinta-feira, dia 23 de maio: pais e familiares participando junto com os filhos da atividade que faz parte do Programa de Atendimento Especializado.
A fonoaudióloga Crislane Petrovit explicou que o objetivo do atendimento conjunto é o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos. “Nós propomos as atividades em dupla, os pais orientando e ajudando os filhos a desenvolver o que foi proposto e, juntos, descobrem novas formas de executar o que foi solicitado”, explicou, reforçando a importância da participação dos pais. “Este apoio é fundamental para o desenvolvimento da criança nas atividades e dinâmicas de grupo”, completou.
Participam da atividade em grupo, crianças a partir de seis anos de idade. “As famílias entenderam a importância e aderem ao nosso chamado, a média de participação dos pais gira em torno de 84%. Além de trabalhar a vivência com os familiares, a fonoaudióloga trabalha foco, atenção, percepção. Os pais também aprendem nestas convivências a valorizar o esforço e as potencialidades de seus filhos”, explicou Camila Mendes, coordenadora de Saúde da APAE de Jundiaí.
Sílvio Luiz Martos é pai da Sofia, de 15 anos, e, sempre que pode, acompanha a filha. “Senão eu, a mãe. Estamos sempre aqui para ajudar, apoiar e incentivá-la. Ela frequenta a APAE desde pequena e notamos muitos ganhos ao longo dos anos. Sofia tem surdez e o atendimento nas duas instituições, Ateal e APAE, se completam e promovem a qualidade de vida que buscamos para minha filha e que ela merece”, destacou, lembrando que eles aproveitam estes momentos para aprender e se divertirem juntos. “Em casa, trabalhamos estas atividades para que ela tenha autonomia e independência: a levo ao mercado, por exemplo, fico no estacionamento esperando, ela entra faz as compras sozinha”, conta, orgulhoso.