A Semana da Síndrome de Down promovida pela APAE de Jundiaí terminou com muita diversão, com uma visita ao Parque Hopi Hari que reuniu as crianças e adolescentes do Centro de Atendimento à Síndrome de Down, os jovens do Centro de Convivência (CCO) e os profissionais da APAE que acompanharam o passeio.
Depois de uma semana cheia de atividades, muitos atendimentos multidisciplinares, rodas de conversa e diversas sessões de filme e pipoca, a semana foi encerrada com o poder da inclusão e do respeito aos jovens. “Nunca tinha ido ao parque e estou muito feliz. Vamos brincar em tudo”. comentou Kimberly, de 23 anos, acompanhada da mãe e do amigo Ubirajara. Juntos, eles frequentam o Centro de Convivência e estavam bastante empolgados com a expectativa pela diversão.
Na chegada, todos receberão um passaporte VIP, que lhes dava a preferencial nos brinquedos, assim eles não precisariam pegar fila. O documento também orientava os brinquedos que não ofereciam riscos à saúde e integridade e trazia também um voucher com desconto para o lanche.
A entrada no parque foi uma festa, todos foram recepcionados com uma grande festa, pelos personagens do parque, sinalizando toda a alegria que os aguardava. Foi tão emocionante ver a alegria das crianças e jovens interagindo com todos, que Vanessa Helena Gama, irmã do Eduardo, de 18 anos, ficou emocionada. “Estou muito feliz por ele e pelos outros em poder participar deste momento. É muito gratificante vê-lo feliz e brincando”, comentou, destacando o respeito com que todos foram tratados. “O fato de sermos vips, nos permitiu brincar à vontade, sem enfrentar longas filas, isso é respeito. Um respeito que eles querem, precisam e merecem”, completou.
Acompanhado dos familiares e dos profisssionais da APAE, eles se sentiram seguros para brincar e se divertir. Gisele Paganelli Bandeira de Menezes, mãe do Mizael, até foi junto com ele no Carrinho Bate-Bate e sentiu de perto a alegria que o passeio estava proporcionando. “Ele está muito feliz e a gente fica mais ainda. É muito divertido, é a primeira vez pra ele. Não esperávamos aquela recepção na entrada, os personagens com as meias trocadas, mostrando que está tudo bem usar as meias trocadas. Não imagina que seria este clima acolhedor e empático: foi bem legal, foi maravilhoso”, comentou.
De acordo com Luciana França, da Captação de Recursos, o passeio foi um convite do Hopi Hari para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. “Conseguimos uma parceria com as empresas Vesper e Famatur para levá-los ao parque com total segurança”, explicou.
Confira nas imagens como foi este dia tão especial: