Projeto Arte em Movimento leva crianças e adolescentes à Sala Glória Rocha
A aula foi no palco do Glória Rocha

Crianças e adolescentes do Projeto Arte em Movimento, promovido em parceria com a UGADS (Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social) da Prefeitura de Jundiaí e financiado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), visitaram nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha, uma turma de manhã e outra à tarde. Eles estavam acompanhando dos pais, professores e pela coordenadora de Assistência Social da APAE de Jundiaí, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo.

Lá, eles conheceram os espaços, as salas, subiram no palco da Sala Glória Rocha e participaram de uma aula de dança. O professor André Farias explicou que a ideia é levar a arte de forma geral para as crianças e jovens inseridos no projeto, mas o foco maior é a dança. “Não existe uma habilidade específica, as atividades buscam movimentar o corpo, sentir a música, conversar e ajudar o colega. O projeto ganha uma amplitude maior pois tem essa comunicação com os pais, a participação dos familiares nas avidades, inclusive, dançando, brincando e interagindo com eles”, destacou o professor.

Os pais, orgulhosos e emocionados, acompanharam ora da plateia, assistindo, ora ao lado dos filhos, no palco. José Roberto, pai do Mizael, estava encantado em acompanhar o filho. “Todas estas oportunidades com ele são experiências únicas. Normalmente, são as mães que acompanham, mas eu faço questão de participar. Acompanhamos aqui e no Peama também. Ele é bastante ativo e este incentivo faz toda a diferença na sua evolução: seja, com artes, cultura e esporte. Estamos sempre lá, aplaudindo e incentivando”, comentou.

A coordenadora de Assistência Social da APAE de Jundiaí, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, explicou que o projeto permite que eles visitem os locais, previamente, para se familiarizarem com os ambientes, antes de alguma apresentação. “Foi assim no SESC Jundiaí, que visitamos em novembro de 2023 e vamos nos apresentar no final deste mês e agora aqui, no Centro das Artes, visitando a Sala Glória Rocha, depois desta revitalização. A proposta é promover acesso à arte e à cultura, com o apoio e acompanhamento da família, para que a família também tenha acesso. Recebi relatos de alguns pais que não sabiam o que iriam encontrar no SESC e nem que podiam visitar o espaço”, explicou, Adriana, reforçando que a ideia é democratizar a arte e promover a socialização.

Confira nas imagens como foi a visita: