Bloco de Carnaval da APAE envolve a todos com alegria e o direito de pertencimento
Bloco da APAE com os assistidos, familiares e colaboradores tomou as ruas do entorno da APAE

A missão de reunir os assistidos, a família e a comunidade foi cumprida com o Bloco de Carnaval da APAE de Jundiaí que foi pra rua, na manhã desta sexta-feira (9/2), com o apoio da Guarda Municipal de Jundiaí, com os jovens do Centro de Convivência (CCO), os estudantes da Escola de Educação Especial, familiares, colaboradores e toda a vizinhança, que saía na rua para saudar o bloco.

“Foi incrível. Estou muito feliz com o resultado. Este ano envolvemos também os estudantes da Escola de Educação Especial e essa é a nossa missão promover a socialização, o entrosamento entre eles, a família e a comunidade e  oferecer a oportunidade de exercerem o direito de pertencimento. Eles têm o direito de participar de uma festa como esta e a presença da família é muito importante para que consigamos legitimar tudo isso”, comentou o professor de música e musicoterapeuta, Ismael Silveira

Além do envolvimento dos colaboradores e da família, a participação de músicos da cidade fez toda a diferença na alegria que o Bloco de Carnaval da APAE levou para as ruas da Vila Progresso.  Amigos do professor de música, Alexandre Faria, Bloco Carne com Queijo; Donizete, do Sombra e Água Fresca; Fofão, do Bloco Kekerê; Rafa Pereira, do Bloco do Renatão; Caio Gutierre, no Sax; e Ronaldo Corrêa, na Percussão, aceitaram o convite. Thiago Dantas, Rei de Bateria da União da Vila, foi a novidade deste ano. “Fiquei muito feliz e honrado com o convite para participar do Bloco de Carnaval da APAE. Foi uma honra fazer parte e ver o brilho no olhar de cada um que estava ali e agradeço o carinho que recebi em cada foto, cada sorriso, cada abraço: desejo um excelente Carnaval para todos e agradeço, de coração”, destacou Thiago, sobre a sua primeira participação, garantindo que vai voltar sempre que for convidado.

A Guarda Municipal e a equipe do Trânsito da Prefeitura de Jundiaí acompanharam todo o trajeto pelas ruas da Vila Progresso, garantindo a segurança do trânsito e dos pedestres. Uma ambulância do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC) ficou estacionada em frente à APAE de Jundiaí como medida de prevenção. “Foi tudo bem, sem ocorrências, estamos muito felizes, foi uma festa só de alegria”, comentou Camila Mendes, coordenadora de Saúde, que solicitou a segurança para o evento.

Família e comunidade

Ao longo do trajeto, foi possível ver o envolvimento dos familiares. Eles acompanharam todo o percurso, tirando fotos, incentivando os jovens e participando de toda a alegria. Fátima Aparecida Campos Rodrigues e o esposo estavam acompanhando o filho Victor que frequenta a APAE desde os 5 anos de idade. Hoje ele está com 30. “Não perdemos um evento aqui na APAE, participamos de tudo, porque sabemos como é importante que ele nos veja aqui. Quando o bloquinho saiu, percebi o olhar ansioso dele nos procurando e como ficou aliviado quando nos encontrou no meio da multidão”, contou.  “Adotamos ele com três anos, ele não comunicava. De lá para cá, muito amor, dedicação e o apoio da APAE de Jundiaí: hoje é um adulto de 30 anos. Estamos muito felizes de participar de mais um evento com ele”, completou.

O músico Fofão, do Bloco Kekerê, participa pela segunda vez do Bloco de Carnaval da APAE. “Quando o professor Ismael me convidou, respondi de bate-pronto: vou com certeza! Além de levar a diversão de uma festa nacional, que é o Carnaval, estamos levando inclusão e a oportunidade de socialização: o que mais me chama a atenção é que eles participaram de uma forma leve, descontraída, é natural pra eles estarem nas ruas, brincando e se divertindo, isso é muito importante e o mérito é todo da APAE, pelo trabalho que realiza com essas crianças e jovens”, comentou o músico.

Confira nas fotos como foi a festa. E acesse nossas redes sociais para ver os vídeos que postamos lá.