Espetáculo de dança promove uma verdadeira viagem pelo mundo das artes

“Em Busca das Estrelas”, espetáculo de dança da Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí, cujo roteiro original de Raquel Tumolo Leopoldino, professora de dança da APAE, retrata uma verdadeira viagem pelo mundo das artes. A apresentação ocorreu no dia 04 de dezembro, no Teatro Polytheama, e, nem a chuva, que começou a cair minutos antes do início da apresentação, marcada para às 20h, impediu os convidados de chegarem. O que se viu foi um teatro cheio, muita emoção e empolgação, por parte dos estudantes, professores e coordenadores e artistas convidados e que gentilmente, cederam suas vozes, sua arte para que o espetáculo acontecesse.

“A arte do encontro! Quando comecei a pesquisar sobre a próxima apresentação da APAE Jundiaí, arte foi a palavra chave para ir desbravando a dramaturgia e criando uma história. A princípio seria sobre um artista, mas depois de conhecer tantos artistas com histórias tão inspiradoras surgiu a pergunta, por quê não vários artistas? Assim surgiu ‘Em Busca das Estrelas’, a história de Théo, um menino em busca de inspiração para criar sua grande obra de arte. A dramaturgia passa pela música, dança, teatro, artes plásticas e a proposta foi unir todas essas expressões artísticas dentro de nosso espetáculo! A diversidade de linguagens e expressões traz como pano de fundo um convite à apreciação: ‘Ache belo tudo o que puder, a maioria das pessoas não acha belo o suficiente’.  Uma das inspiradoras frases de Van Gogh, trazendo a simplicidade para nosso cotidiano”, explicou Raquel, professora e diretora do espetáculo.

A partir desse conceito foram se agregando ao espetáculo muitas participações especiais, orquestra, coral, pianista, violonista, atriz, bailarina, cada grande artista trouxe um pouquinho de si para abrilhantar ainda mais a aprsentação. “A arte da dublagem também trouxe nomes de peso para dar vida aos nossos personagens, artistas que doaram sua voz, sensibilidade e emoção para transformar nossa história: esse espetáculo traz a união de diferentes expressões artísticas para nos fazer refletir sobre o quão importante e significativo a arte é para todos”, reforçou Raquel.

Confira os artistas que participaram desta apresentação:

– O personagem Théo foi interpretado pelo estudante Renan Crespo Arantes. O ator e dublador Marun Reis, voz do Nunu de League of Legends e de Viktor, de The Umbrella Academy, empresta sua voz para nosso protagonista.

– Leonardo Da Vinci, foi interpretado pelo estudante Henrique Honorato Passos, com voz original da atriz e dubladora Marina Santana.

– Shakespeare: interpretado pela atriz Grazy Sanches, na voz original de Edinho Moreno, um dos mais renomados profissionais da voz do mercado brasileiro. Edinho também emprestou sua voz e talento para o personagem de Rodin.

– Beethoven: interpretado pelo professor de música Ismael José Silveira, com voz original do dublador Vinicius Falabella.

– Monet: interpretado por Alexssander Heleno Borges da Silva. A Dubladora Úrsula Bezerra, voz do personagem Naruto, emprestou seu talento para nosso Monet.

– Mozart: interpretado pelo músico Micaias Vitor Souza. Wendel Bezerra, um dos maiores dubladores do Brasil, voz oficial de personagens antológicos como Bob Esponja, empresta gentilmente sua voz para o nosso Mozart.

– Kandinsky: interpretado pelo estudante Lucas Henrique Ferreira, com a voz gentilmente cedida pelo ator e dublador Vini Estefanuto.

– Rodin: interpretado pela professora Juliana Simionato. Edinho Moreno empresta sua voz também para o personagem de Rodin.

– Villa-Lobos: Marcel Barros deu vida no palco ao nosso gênio da música, com voz original do dublador Caio Falabella.

– Isadora Duncan: Raquel Tumolo Leopoldino interpretou a visionária coreógrafa e bailarina. A voz original é de Silvia Susy, atriz e dubladora de Charlotte Gainsbourg, Angelina Jolie, Margarida, Tia Casa, Rainbow Dash.

– Tarsila do Amaral: vivida pela estudante Gabrielle Santos da Silva, com voz original da atriz e dubladora Bruna Mass.

– Van Gogh: interpretado pelo aluno Thobias Rosa, com a voz gentil de Rodrigo Firmo.

Participam ainda do espetáculo: Carol Ohy (bailarina intérprete criadora), Ulisses Dumalakas – pianista e diretor do Instituto Musical e Cultural Dr. Gomes Cardim, Orquestra do Instituto Musical e Cultural Dr. Gomes Cardim, Felipe Gadioli – regente da orquestra e  a artista plástica Chris Grigoletto.

Confira nas imagens um pouquinho do espetáculo deste ano e, em breve, você poderá rever a apresentação em nosso canal do Youtube.