Estudantes do NAA visitam a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
Luciana, com as crianças: proporcionar novas experiências

Os estudantes do NAA (Núcleo de Apoio à Aprendizagem) do Complexo Argos visitaram a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, nos dias 2 e 5 de outubro. Acompanhados da psicopedagoga Luciana dos Santos Chiquitelli e, segundo Liliane Capelli, coordenadora do NAA, foi planejada para motivar as crianças a ter um novo olhar para a leitura.

“Produtiva e cheia de alegria e descobertas: é assim que podemos definir a visita das crianças do NAA à biblioteca municipal. Elas  ficaram empolgadas com os livros em braille e aproveitaram a oportunidade para procurar as letras que formavam seus nomes. Elas se empolgaram e buscaram livros em outros idiomas, como japonês e russo e quando encontraram, ficaram impressionadas”, conta a psicopedagoga Luciana.

Sobre o NAA

Há duas unidades do NAA em Jundiaí. No Compexo Argos e no Jardim Novo Horizonte, que foi inaugurado em maio de 2022, visando a descentralização do serviço e facilitando o acesso da população da região e do entorno. Em ambos, é oferecido atendimento psicopedagógico para estudantes com dificuldades de aprendizagem, uma parceria da Educação com a APAE Jundiaí. Os espaços oferecem atendimento a estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro do autista, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, nas áreas de psicopedagogia, de pedagogia, de neurologia, de assistência social e de fonoaudiologia, mais uma vez com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes da rede municipal a esses serviços.

No Jardim Novo Horizonte existe uma sala do Atendimento Educacional Especializado, vinculada a EMEB Fátima Pandolfo que atende no contraturno os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação visando eliminar as barreiras, utilizando a adoção de medidas individuais e coletivas que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem nas unidades escolares.