Exposição “O Mágico de Oz” apresenta os trabalhos dos alunos de arteterapia
Raphaela ao lado da tela que pintou junto com o filho Matheus

A APAE de Jundiaí apresentou aos familiares e alunos a Exposição de Artes – fotos e telas – com o tema “O Mágico de Oz”. A mostra é resultado dos trabalhos desenvolvidos nas aulas de Arteterapia, sob a orientação da psicóloga e arteterapeuta, Cíntia Marina Pinheiro e do psicólogo Volney Menegace. As atividades que fazem parte do Projeto de Artes – Pulsar em Cena executado em parceria do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) financiado com recursos Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

Tudo que os alunos aprenderam sobre o livro “O Mágico de Oz”, obra de L. Frank Baum, eles representaram nas telas com pincéis, tinta acrílica e argila. “É muito bom perceber que eles entenderam a história e conseguiram retratar nas telas. Todo o trabalho foi desenvolvido em grupo, possibilitando a construção em equipe de toda a obra”, explica Cíntia.

Adriana e Cíntia

Na Arteterapia, o trabalho com artes contribui no desenvolvimento do ser humano como um todo. As emoções são uma forma de comunicação primária e pode ser até mais importante do que as palavras. “O objetivo desta atividade foi proporcionar um ambiente seguro para fomentar as artes plásticas por meio de suas próprias expressões, ampliando seu conhecimento do mundo, interligando com as habilidades, potencialidades e criatividade de cada um”, reforça a arteterapeuta. Ela reforçou ainda que os programas desenvolvidos na APAE têm o intuito de promover a autonomia dos alunos e usuários, a inclusão social e melhoria na qualidade de vida. “Ao fortalecermos diversos aspectos psicológicos das crianças e adolescentes, conseguimos minimizar as vulnerabilidades a que estão expostos, prevenindo situações de risco”, completa.

Volney explicou que o foco do trabalho foram as principais emoções do ser humano, como alegria, raiva, tristeza, medo e, através das atividades, foi possível perceber que eles apresentam dificuldades em expressar suas emoções. “Mesmo com as intervenções da psicologia de forma lúdica, os alunos ainda demonstraram dificuldade em distinguir as emoções. Os diversos contextos familiares nos trazem base para os atendimentos”, explica o psicólogo, reforçando que o apoio e o envolvimento da família são fundamentais para a evolução das crianças.

As atividades foram desenvolvidas com base nos temas identidade, autoestima, autoconceito, autoconfiança, visão destemida de futuro, querer-se e projeto de vida. Para Adriana Azevedo, Coordenadora de Assistência Social, as atividades foram pensadas para trabalhar com os alunos todas as características dos personagens. “Todas as atividades têm um sentido, e arteterapeuta associou as características de cada personagem para trabalhar os temas: a proposta é trabalhar as emoções e a arteterapia é um facilitador. Tudo que foi trabalhado ao longo do ano fez com que os alunos conseguissem reconhecer seu papel no mundo e suas próprias emoções. E isso foi refletido nas telas”, explica.

Síndrome de Prader Willi – Raphaela Bardi, mãe do Matheus, de 9 anos, estava feliz e emocionada ao participar da exposição dos trabalhos do filho. “Em casa ele gosta muito de pintar e desenhar e aqui, na APAE, podemos ver que os desenhos e pinturas são direcionados com uma finalidade, o trabalho tem um propósito e fico muito feliz por ele participar destas atividades que vai desenvolvendo suas habilidades”, destaca. Ela contou que Matheus está na APAE desde que nasceu. Portador da Síndrome de Prader Willi que afeta o desenvolvimento global do bebê, Matheus tem o seu cognitivo bastante preservado. “A síndrome afeta mais o físico do Matheus, mas graças ao atendimento que ele recebe aqui, com todas as especialidades e profissionais, ele tem mais qualidade de vida e isso, pra mim, é maravilhoso e serei eternamente grata”, reforça Raphaela.

Neste link, baixe os resultados do Projeto Pulsar em Cena 2021 e entenda como foram desenvolvidas cada uma das atividades.

Evento de Fim de Ano – Teatro e Dança – Neste sábado, dia 18 de dezembro, às 16h, os alunos da APAE de Jundiaí vão apresentar o espetáculo O Mágico de Oz com música, teatro e dança, na Sala Jundiaí, do Complexo Fepasa. Por conta da pandemia, este ano, o evento não será aberto ao público, apenas familiares poderão assistir presencialmente, mas, em breve, estará disponível em nosso canal no Youtube.

A exposição “O Mágico de Oz” será exibida na Sala Jundiaí, uma hora antes do espetáculo começar.