APAE de Jundiaí mantém certificação ISO 9001. Entenda o que isso significa
Begiato e Suely: manutenção do desempenho da organização

Todos os serviços oferecidos pela APAE de Jundiaí nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social foram auditados pela Fundação Vanzolini em junho deste ano e a organização manteve a certificação ISO 9001: 2015 da APAE. De acordo com Suely Angelotti, diretora executiva da APAE de Jundiaí, o processo deste ano, por conta da pandemia, foi realizado de maneira remota pelo auditor Oswaldo Pinto Ribeiro Júnior.

Mas o que isso significa na prática? Como impacta o dia a dia da entidade, dos usuários e suas famílias e dos doadores?

A ISO 9001 é uma norma para sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade nos serviços prestados a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. “Todos os nossos serviços são avalizados pela ISO 9001:2015, é uma garantia para nossos assistidos e suas famílias, bem como para nossos doadores de que a política de qualidade da APAE atende todos os requisitos”, explicou Suely.

A manutenção da certificação da norma foi realizada em 2019 e nessa certificação, segundo Suely, duas auditorias de supervisão foram contempladas. “A previsão é de que elas ocorreriam em 2020 e 2021. A deste ano, que manteve a nossa certificação, ocorreu entre os dias 17 e 18 de junho e, como no ano passado, foi realizada de forma remota. Os processos de Liderança, SGQ, Assistência Social, Educação Especial, Educação, Unidade de Nutrição, Saúde e Infraestrutura foram auditados”, enumera.

A APAE manteve o desempenho. “Ao comparar os serviços prestados e seus resultados com a nossa Política de Qualidade, não foi evidenciada nenhuma não-conformidade e, diante disso, o auditor recomendou a manutenção da nossa certificação”, anunciou Suely.

O presidente da APAE, Luiz Bernardo Begiato, e toda a diretoria comemoraram os pontos fortes destacados pelo auditor em seu relatório. “O comprometimento da direção e de todo o pessoal com o sistema de gestão da qualidade e o fato de toda a nossa documentação estar detalhada e disponível, além da maturidade do nosso sistema de gestão da qualidade foram pontos positivos destacados pelo relatório: isso nos enche de orgulho, pois, é resultado do trabalho, do desempenho e da dedicação de todos os nossos profissionais”, reforçou.

O foco da ISO 9001:2015 é o cliente. “Foi como nosso presidente comentou, a manutenção da ISO, nos ajuda a enxergar nossos usuários e doadores como seres humanos que possuem desejos, gostos, expectativas e opiniões próprias. Entender essas particularidades nos ajuda a oferecer os melhores serviços, além de criar laços e estreitar o relacionamento com nossos usuários e suas famílias, bem como com nossos doadores, sempre com foco numa melhor gestão dos recursos”, completou Suely.

 

Política de Qualidade da APAE de Jundiaí:

  • Promover a satisfação dos clientes (pessoas com deficiência e suas famílias, órgãos públicos, comunidade e contribuintes), através dos serviços prestados;
  • Assegurar a melhoria contínua dos processos;
  • Atender aos requisitos regulamentares, estatutários e outros requisitos;
  • Avaliar sistematicamente o clima organizacional e analisar o desempenho para promover a qualificação, satisfação e motivação dos colaboradores.