No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, confira quais são os atendimentos promovidos na APAE de Jundiaí

Hoje, dia 2 de abril, a APAE de Jundiaí comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo para reforçar o respeito ao adulto ou criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Segundo a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí, há 254 estudantes matriculados na rede municipal de ensino diagnosticados com TEA, e sabe o que é muito importante para eles? A família e a rotina dentro e fora de casa afim de proporcionar melhor qualidade de vida.

Na APAE de Jundiaí são realizados vários atendimentos nas áreas da educação e saúde para atender a pessoa com TEA, de acordo com Edison Marin, diretor escolar da APAE, para garantir além do bem-estar, realizar estímulos visuais para ajudá-los a identificar a rotina diariamente e individual de cada um através do método de Teacch.

Conheça os atendimentos promovidos na APAE de Jundiaí para as crianças e adultos com TEA:

Saúde Municipal

Estimulação Essencial: são 19 usuários na faixa etária de 3 a 5 anos e 11 meses que realizam atendimento terapêutico em Fisioterapia, Fonoaudiologia ou Terapia Ocupacional.

Programa de Atendimento Especializado: são 17 usuários na faixa etária de 7 a 18 anos e 11 meses que realizam atendimento em terapia ocupacional, psicopedagogia e/ou fonoaudiologia. Atividades realizadas com objetivo de promover o desenvolvimento neuropsicomotor potencializando o processo de aquisição de suas funções cognitivas e habilidades sócio afetivas. Deve focar no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, autocuidado, socialização, aquisição de habilidades sociais, escolaridade para facilitar a sua inclusão social.

Centro de Convivência: são 06 usuários na faixa etária de 19 a 36 anos. No Centro de Convivência, os atendimentos são focados na manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social. São realizados atendimentos em grupo e com atividades na área de musicoterapia, arteterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, psicologia e monitor cozinha.

Educação Municipal

Núcleo de Estimulação Precoce – NEP Global: são 18 usuários na faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses que realizam atendimento em psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional ou fisioterapia, podendo realizar até 3 atendimentos.

Atendimento Complementar: são 27 usuários na faixa etária de 6 a 11 anos que realizam atendimento em pedagogia ou psicopedagogia e fonoaudiologia. Neste programa os atendimentos são realizados com o objetivo de desenvolver habilidades pedagógicas, sociais e emocionais, visando facilitar a aprendizagem e o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual, transtornos do espectro do autismo e limítrofes que frequentam a rede municipal de ensino, encaminhados pela Departamento de Educação Inclusiva – DEIN.

Escola de Educação Especial: são 47 alunos na faixa etária de 7 a 28 anos e 11 meses que frequentam a Escola de Educação Especial da APAE.