Alunos da APAE relatam seus sonhos através do teatro

“Meu sonho é casar”… “O meu sonho é ser modelo”. “O meu é ser influencer de games”, “o meu é ser DJ”… foi com essas frases, retratadas em gestos, ações alusivas a esses sonhos, que os alunos da APAE de Jundiaí iniciaram a apresentação: “Não há barreiras para sonhar” na noite desta quinta-feira, (26/09) na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes para pais e convidados.

Eles se divertiram na apresentação. Deram o seu melhor. Se expressaram com um jeito só deles, arrancaram aplausos e sorrisos do público e, claro emoção. Emoção essa foi perceptível no olhar e face da D. Antônia Alves da Silva, avó de João Pedro Silva de Souza. “Eu amo esse menino e depois que ele passou a fazer parte desse grupo de teatro ele tem melhorado muito. Ele é muito tímido e agora já até sai de casa, conversa mais com as pessoas e eu fico muito feliz”, comentou a avó que foi com toda a família prestigiar a apresentação.

A 2ª performance criada pelos Grupos de Teatro do Projeto “A Arte como facilitadora do protagonismo da Criança e Adolescente com Deficiência Intelectual” foi a representação cênica da vida e sonho de cada aluno e é resultante da soma da 1ª performance que teve como tema “a identidade” realizada no mês de maio na própria APAE, e de novas cenas desenvolvidas durante as aulas de teatro nos meses seguintes, estimuladas pela pesquisa corporal, psíquica e sobre a palavra sonho.

De acordo com o professor Rodrigo Lobada Biondi, para a montagem desse espetáculo, ele ouviu um a um os alunos, que relataram os seus sonhos. Alguns desses sonhos foram encenados na apresentação e outros farão parte de outro espetáculo que já está sendo preparado.

Rodrigo também menciona a evolução dos alunos desde o início da criação do grupo. “Eu notei a independência deles, a dedicação de cada um, concentração e o protagonismo. Eles também estão agindo de forma harmônica e se ajudam mutuamente”, conclui.

E os ensaios do grupo continuarão a ser realizados toda semana dentro da sede da APAE.