Ansiedade. Essa palavra resume bem como estavam os cerca de 40 alunos da APAE de Jundiaí antes do inicio das competições do 19º Festival Especial Regional de Atletismo (FERA) nas dependências do Complexo Educacional Cultural e Esportivo “Dr. Nicolino de Lucca” (Bolão), na manhã de hoje, 17/04.
Aproximadamente 30 alunos competiram nas modalidades salto em distância e corrida de 50 e 100 metros rasos, modalidades escolhidas por eles mesmos.
De acordo com a coordenadora de Saúde, Camila Mendes, a participação dos alunos no Festival proporciona a integração das pessoas com deficiência por meio de vivências esportivas. Para ela, o FERA é um grande evento onde todos se divertem e se encontram também com outras instituições.
Sobre o FERA
Tradicional por reunir entidades de Jundiaí e região pelo esporte, o Festival Especial Regional de Atletismo é organizado pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e realizado pela Prefeitura de Jundiaí, com o com o apoio da Escola Superior de Educação Física (ESEF).
A 19ª edição reuniu 13 instituições de Jundiaí e Região, com 230 participantes, em disputas de provas para pessoas com diversos níveis de deficiência. “A inovação desta edição é a realização de provas unificadas, ou seja, em duplas, com a participação de pessoas sem deficiência. Essa ideia foi inspirada nos Jogos Mundiais, da Special Olympics. Jundiaí já realizou esse tipo e modalidade no 6º Triathlon Unificado Universitário e do 1º Triathlon Unificado Escolar, no ano passado”, comenta o responsável pela organização do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), Rhonan Louro Rodrigues.